PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA

Nathália Ramos Ribeiro ROSA, Gabriella Lima Viana CHAGAS, Eduardo SHIMODA, Fabrício Ferreira de Albuquerque FERNANDES, Alessandra Lobo da Silva ROSA, Erik da Silva OLIVEIRA, Aldo SHIMOYA

Resumo


No ano de 2002, o currículo de Farmácia passou por mudanças baseadas nas Diretrizes Curriculares editadas pelo Ministério de Educação, deixando de ter uma abordagem tecnicista, que dificultava a visão acadêmica e a sua capacidade crítica, para uma abordagem generalista. Considerando-se esta mudança de foco e as adequações curriculares envolvidas, o objetivo deste trabalho é identificar as disciplinas necessárias para que o farmacêutico realize suas funções durante o exercício profissional. Foi aplicado questionário a 30 farmacêuticos, no período de outubro a dezembro de 2015, para obtenção dos dados segundo as percepções dos profissionais quanto à importância de 65 disciplinas relacionados ao curso. Dentre as disciplinas avaliadas, podem ser citadas: “farmacologia clínica”, “farmacotécnica“, “análise orgânica“, “anatomia humana“, “homeopatia“, dentre outras. Os farmacêuticos classificaram cada item como “não importante”, “importante, mas não essencial”, “essencial” ou “não sei”, após o qual foi utilizado o método de Lawshe para validação de itens. Observou-se que, das 65 disciplinas contidas no questionário, 31 foram consideradas como essenciais ao exercício da profissão, sobressaindo-se a disciplina “farmacologia clínica” com 100% dos entrevistados a considerando essencial. No caso de outras 28 disciplinas, não foi possível validá-las de forma definitiva como essenciais ou como a serem excluídas, em função do tamanho da amostra. Por outro lado, as disciplinas “farmacobotânica”, “primeiros socorros”, “bioestatística”, “psicologia aplicada à farmácia”, “fundamentos socioantropológicos de saúde” e “física aplicada à farmácia” poderiam ser excluídas da grade curricular do curso de farmácia. O trabalho poderá contribuir para uma análise crítica da grade curricular do curso e visando possíveis alterações e melhoria nesta.

Palavras chave: Farmácia; Grade curricular; Método de Lawshe; Questionário.


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DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.171

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